CINE-MICRÓBIO: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O FILME “CONTÁGIO”
Palavras-chave:
bioética, ensino de ciências, filmes no ensino, microbiologia, recursos didático-pedagógicosResumo
RESUMO: Nos últimos anos uma discussão bastante pertinente tem sido recorrente nos círculos educativos, questionamentos entre as formas de ensino e aprendizagem, temas associados as possíveis causas do desinteresse dos alunos no ensino de ciências, a falta de motivação, irrealidade e descontextualização, a falta de interatividade dos alunos com o conhecimento adquirido, a didática engessada do educador, entre outros. Como proposta alternativa ao ensino tradicional, cresce em meio a sociedade e educação, ainda mais atualmente, a utilização das tecnologias em sala de aula, a inserção de mídias audiovisuais, jogos e novas propostas que proporcionem a interação e interesse dos alunos. Os filmes de ficção científica, como gênero de boa aceitação na população em geral, são ferramentas valiosas para atrair a atenção e produzir atividades planejadas que contextualizem a realidade sociocultural dos indivíduos. Dessa forma, este artigo propõe um roteiro base para os educadores do ensino de Ciências e Saúde que queiram utilizar o filme Contágio como ferramenta de auxílio em sala de aula, seja ela presencial ou virtual.
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