CINE-MICRÓBIO: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O FILME “CONTÁGIO”

Authors

  • Juliana Oliveira da Silva Correa Faculdade União Araruama de Ensino
  • João Batista Lopes Coelho Júnior Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • André Luiz Batouli Santos Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • Lílian Oliveira Pereira da Silva Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
  • Joseli Maria da Rocha Nogueira Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Keywords:

bioética, ensino de ciências, filmes no ensino, microbiologia, recursos didático-pedagógicos

Abstract

RESUMO: Nos últimos anos uma discussão bastante pertinente tem sido recorrente nos círculos educativos, questionamentos entre as formas de ensino e aprendizagem, temas associados as possíveis causas do desinteresse dos alunos no ensino de ciências, a falta de motivação, irrealidade e descontextualização, a falta de interatividade dos alunos com o conhecimento adquirido, a didática engessada do educador, entre outros. Como proposta alternativa ao ensino tradicional, cresce em meio a sociedade e educação, ainda mais atualmente, a utilização das tecnologias em sala de aula, a inserção de mídias audiovisuais, jogos e novas propostas que proporcionem a interação e interesse dos alunos. Os filmes de ficção científica, como gênero de boa aceitação na população em geral, são ferramentas valiosas para atrair a atenção e produzir atividades planejadas que contextualizem a realidade sociocultural dos indivíduos. Dessa forma, este artigo propõe um roteiro base para os educadores do ensino de Ciências e Saúde que queiram utilizar o filme Contágio como ferramenta de auxílio em sala de aula, seja ela presencial ou virtual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Oliveira da Silva Correa, Faculdade União Araruama de Ensino

Graduação em Ciências Biológicas, Faculdade União Araruama de Ensino

João Batista Lopes Coelho Júnior, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

²Doutor em Ensino de Biocências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

André Luiz Batouli Santos, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Lílian Oliveira Pereira da Silva, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Joseli Maria da Rocha Nogueira, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Chefe do laboratório de Microbiologia, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Published

2023-06-30