ECONOMIA CULTURAL E CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS GASTOS PÚBLICOS DA ECONOMIA BRASILEIRA

Autores

  • Ana Maria Vicente da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- PROPAD/UFPE http://orcid.org/0000-0002-6032-7342
  • Thaís Marculino da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- PROPAD/UFPE
  • Herlane Chaves Paz UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- PROPAD/UFPE

Palavras-chave:

Palavras-chave: Economia criativa; Economia Cultural; Gastos públicos; Economia brasileira

Resumo

de produção os aspectos culturais, estéticos, capital intelectual e a criatividade. São tidas como contributivas para o desenvolvimento de países, cidades e regiões. No entanto, essas economias apresentam diversos problemas para se estruturarem, além de demandarem por políticas públicas mais eficientes. Dentre esses desafios está o de financiamento dos gastos públicos. Diante disso, esse artigo tem como objetivo traçar um panorama recente dos gastos públicos voltados para o setor cultural e criativo no âmbito da economia brasileira. Em termos metodológicos, este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa exploratória e descritiva, em que foram coletados dados secundários do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC-IBGE), e analisados através de análise comparativa dos dados e informações. Os principais resultados mostram que nas despesas governamentais brasileiras economia cultural e criativa fazem parte de uma única pasta. Predominantemente, os municípios são os maiores encarregados com as despesas para essas economias. Além disso, observa-se concentração de investimentos e gastos públicos na região sudeste do país. Por fim, ressalta-se a necessidade do estabelecimento de políticas de financiamento mais democráticas para essas economias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Vicente da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- PROPAD/UFPE

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2021). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Atuou em projetos a exemplo do Programa de Educação Tutorial - PET, Iniciação Científica - PIBIQ, extensões e monitorias. Realizou estudos nas áreas de Administração, Administração Pública, Governança e inovação. Tem experiência como Especialista em Acompanhamento e Desenvolvimento de Projetos no Programa Celso Furtado - SEECT PB, atualmente é professora do ensino superior.

Thaís Marculino da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- PROPAD/UFPE

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Internacional Signorelli (2016) e em Gestão Empreendedora e Inovação pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Doutoranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui experiência nas áreas de Teoria Econômica, Finanças Corporativas e Teorias do Desenvolvimento

Downloads

Publicado

2023-07-07