ECONOMIA CULTURAL E CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS GASTOS PÚBLICOS DA ECONOMIA BRASILEIRA
Keywords:
Palavras-chave: Economia criativa; Economia Cultural; Gastos públicos; Economia brasileiraAbstract
de produção os aspectos culturais, estéticos, capital intelectual e a criatividade. São tidas como contributivas para o desenvolvimento de países, cidades e regiões. No entanto, essas economias apresentam diversos problemas para se estruturarem, além de demandarem por políticas públicas mais eficientes. Dentre esses desafios está o de financiamento dos gastos públicos. Diante disso, esse artigo tem como objetivo traçar um panorama recente dos gastos públicos voltados para o setor cultural e criativo no âmbito da economia brasileira. Em termos metodológicos, este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa exploratória e descritiva, em que foram coletados dados secundários do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC-IBGE), e analisados através de análise comparativa dos dados e informações. Os principais resultados mostram que nas despesas governamentais brasileiras economia cultural e criativa fazem parte de uma única pasta. Predominantemente, os municípios são os maiores encarregados com as despesas para essas economias. Além disso, observa-se concentração de investimentos e gastos públicos na região sudeste do país. Por fim, ressalta-se a necessidade do estabelecimento de políticas de financiamento mais democráticas para essas economias.
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