Micro e pequenas empresas

a importância da segmentação de mercado para a criação de empregos

Authors

  • Leandro Antônio Xisto NOGUEIRA Centro Universitário São Lucas
  • Marcelo Augusto Mendes BARBOSA Centro Universitário São Lucas
  • osé do Amparo PINHEIRO Centro Universitário São Lucas

Keywords:

Segmentação, Empreender, Marketing, Publico, Sebrae

Abstract

O presente estudo buscou refletir sobre a importância da segmentação de mercado para a criação de novos postos de emprego no Brasil analisando o crescimento desta prática a partir de um momento de recessão econômica no país. No aspecto metodológico, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, com delineamento bibliográfico. Os dados foram coletados por meio da utilização da pesquisa de cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED) do mês de junho de 2017. Os resultados mostram que a segmentação de mercado se torna uma ferramenta importante em um momento em que as médias e grandes empresas mais demitem do que contratam, ao contrário de micro e pequenas empresas que estão em constante crescimento. Conclui-se que segmentação de mercado por parte das micro e pequenas empresas se torna fundamental para o alcance de clientes em todos os setores da economia brasileira, aumentando consequentemente a empregabilidade no país.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcelo Augusto Mendes BARBOSA, Centro Universitário São Lucas

Graduado em Administração- Centro Universitário São Lucas (2000- 2003) Pós Graduado: Especialização em Metodologia do Ensino - Centro Universitário São Lucas (2004-2005) Pós Graduado: Especialização em Gestão Empresarial Estratégica - EDUCON (2004-2006) Pós Graduado: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2009-2011). Servidor Público Estatutário - IPAM - Instituto de Previdência e Assistência Servidores de Porto Velho - RO (1991- ) Professor titular do Centro Universitário São Lucas (2005- ) Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário São Lucas (2013 - ). Graduado em Ciências Sociais - Universidade Metodista de São Paulo (2013- 2016) Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - DIÁLOGOS - Centro Universitário São Lucas Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Empresarial, Responsabilidade Social, Gestão da Informação, Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Published

2018-03-09