A IMPORTÂNCIA DE TÉCNICAS PARTICIPATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Gabriela Barretto dos SANTOS
  • Emilly Tais de Souza RODRIGUES
  • Kislla Gondim BARRETO
  • Juliane Soares SCHERER
  • Ana Carolina Garcia Fanaia Costa SILVA
  • André Luis GRAEFF
  • Jânio Carlos Nunes Viturino FILHO
  • Arlindo Gonzaga Branco Junior Universidade Federal de Rondonia / Centro de Ensino São Lucas

Palavras-chave:

Adolescentes. Gravidez. Gravidez na Adolescência. Prevenção & Controle

Resumo

Na atualidade a gravidez na adolescência apresenta um alto índice, principalmente em adolescentes de baixa renda, em sua maioria manifesta-se de forma não desejada ou inópia, causando problemas tanto emocionais, familiares, sociais, econômicos como fisiológicos. Objetivo: Relatar a experiência de uma metodologia de ensino em saúde através de uma técnica participativa. Relato da experiência:  A fundamentação teórica baseou-se em uma revisão bibliográfica de estudos já disponíveis, para isso foi utilizada a busca eletrônica no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Incluiu-se estudos de 2003 até 2018. A partir disso, foi realizada a apresentação dos métodos contraceptivos concomitante a uma atividade interativa com os alunos, os quais por meio de placas escritas SIM ou NÃO se posicionaram de acordo com as perguntas propostas pelos realizadores do projeto, além de um espaço aberto para perguntas anônimas feitas pelos estudantes em uma caixa de perguntas, para posterior esclarecimento. Conclusão: Observou-se uma boa participação da técnica sendo está podendo ser utilizada e problematizada em outras unidades de saúde ou escolas como método de educação em saúde. Faz-se necessário mais estudos na área de educação em saúde com foco na prevenção e promoção de saúde dos adolescentes

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Publicado

2020-03-13

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA