SÍNDROME DE BURNOUT: REALIDADE DOS COLABORADORES DO SETOR COMERCIAL DE JOÃO PESSOA/PB
Palavras-chave:
Esgotamento. Estresse. Burnout.Resumo
O objetivo deste estudo é identificar os fatores desencadeantes da Síndrome de Burnout nos colaboradores do Setor Comercial da Grande João Pessoa/PB, investigando as dimensões que são vivenciadas no dia a dia de cada colaborador no ambiente de trabalho, Foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido de uma entrevista por meio de um questionário online com 19 questões, respondido por 35 colaboradores, para analisar a rotina desses profissionais nas organizações. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, que utilizou uma abordagem exploratória descritiva, de natureza qualitativa. Os resultados indicaram que os colaboradores apresentam esgotamento e estresse, com a sensação de trabalhar além das horas permitidas pela Legislação Trabalhista brasileira. Conclui-se, portanto, que é notório o grau de esgotamento e estresse nos funcionários, porém, a pratica de atividades físicas traz bem-estar e alívio do estresse no trabalho, demonstrando a importância desse equilíbrio para uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado