AVALIAÇÃO DO CARDÁPIO E DA ACEITABILIDADE DA MERENDA OFERECIDA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE PORTO VELHO, RONDÔNIA

Autores

  • Inez Helena Vieira da Silva Santos
  • Rosiane Maia Ximenes
  • Deusimar Frota Prado

Palavras-chave:

Alimentação Escolar. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Composição Nutricional

Resumo

A merenda escolar faz parte de um programa governamental que visa aumentar o aporte nutricional diário de crianças e adolescentes, contribuindo com o desenvolvimento cognitivo destes estudantes e influenciando na formação de hábitos alimentares saudáveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conteúdo calórico e protéico e a aceitabilidade da merenda escolar oferecida em uma escola estadual de ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia. O cardápio desta merenda foi avaliado quanto ao conteúdo protéico e energético, comparando os valores obtidos com aqueles preconizados na legislação vigente. A aceitabilidade foi avaliada utilizando um questionário semiestruturado, aplicado a uma amostra aleatória de 65 alunos, de ambos os sexos, da 2ª à 4ª série. O conteúdo calórico da merenda escolar avaliada ultrapassou bastante os valores preconizados pela legislação. O conteúdo protéico manteve-se aproximadamente dentro do preconizado. A aceitabilidade da merenda escolar avaliada foi relativamente alta

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Santos, I. H. V. da S., Ximenes, R. M., & Prado, D. F. (2021). AVALIAÇÃO DO CARDÁPIO E DA ACEITABILIDADE DA MERENDA OFERECIDA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE PORTO VELHO, RONDÔNIA. Saber Científico (1982-792X), 1(2), 100–111. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1100

Edição

Seção

Artigos Originais