a Instituições e Desenvolvimento econômico:
a importância da cultura para o desenvolvimento econômico
Palavras-chave:
Cultura, Desenvolvimento econômico, InstituiçõesResumo
Historicamente, o desenvolvimento econômico foi concebido sob uma dimensão essencialmente econômica, caracterizando-se como um processo sustentado de aumento da produtividade, acompanhado de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Contudo, após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento econômico deixou de ser considerado o único determinante do desenvolvimento, passando a ser entendido também como um meio para a melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, o desenvolvimento foi frequentemente tratado como um fim para a cultura, promovendo maior acesso e fruição cultural pela população. Entretanto, essa perspectiva tende a negligenciar o papel ativo da cultura no próprio processo de desenvolvimento. Diversas abordagens teóricas, como a economia institucional, evidenciam a cultura como fator determinante da dinâmica econômica, influenciando valores, normas e formas de interação social. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre cultura e desenvolvimento econômico, compreendendo a cultura como um conjunto de instituições e formas de aprendizado que moldam o comportamento social e econômico. Os resultados indicam que a cultura exerce papel central no desenvolvimento, atuando por meio dos processos de aprendizado, de consumo e das decisões dos agentes econômicos, contribuindo para o fortalecimento institucional e para o dinamismo produtivo das sociedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos: Economia e Sociedade (ISSN: 2594-4320)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado


1.png)