AVALIAÇÃO DA INSATISFAÇÃO CORPORAL E SINTOMAS DE TRANSTORNOS ALIMENTARES IRREGULARES EM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE COARI (AM)

Authors

  • Esterfany de Oliveira VALENTE
  • Gustavo Bernardes FANARO

Abstract

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de insatisfação corporal e sintomas de transtornos alimentares irregulares entre estudantes do ensino médio da cidade de Coari (AM). Métodos: A coleta de dados foi realizada em três escolas de ensino médio do município, a fim de avaliar os níveis de insatisfação corporal em jovens de 14 a 20 anos. Para isso utilizou-se um questionário contendo as perguntas baseadas na escala Body Shape Questionnaire (BSQ), o teste de atitudes alimentares (Eating Attitudes Text – EAT-26) e a Escala de Evolução da Insatisfação Corporal de Adolescentes (EEICA). Resultados: O estudo contou com a participação de 509 estudantes, sendo 229 meninos e 280 meninas. Os resultados mostraram que 9,6% da população mostraram ter algum grau de transtorno de imagem corporal, 8,6% apresentaram ter alguma insatisfação corporal e 8,1% mostraram possuir sintomas que pudessem levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Destes, a grande maioria foi do público feminino, principalmente na faixa etária ente 15 e 16 anos. Conclusão: Amaioria dos jovens estudados não apresentou nem insatisfação com sua autoimagem e nem transtorno alimentar, porém, quando presente, ela é muito mais frequente no público feminino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-12-13

How to Cite

VALENTE, E. de O., & FANARO, G. B. (2024). AVALIAÇÃO DA INSATISFAÇÃO CORPORAL E SINTOMAS DE TRANSTORNOS ALIMENTARES IRREGULARES EM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE COARI (AM). Saber Científico (1982-792X), 13(1). Retrieved from https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/2798