CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA INFORMATIVA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS QUE NASCERAM DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Viviane Pereira Silva São Lucas - AFYA
  • Maicsuelen Cecília Ferreira São Lucas Educacional - Grupo Afya
  • Cintia Campos Costa São Lucas Educacional - Grupo Afya

Resumo

Nos primeiros meses de vida, é de fundamental importância que o bebê apresente um bom desenvolvimento motor para um melhor prognóstico durante a infância. Por isso, a vigilância do desenvolvimento e as avaliações dos comportamentos esperados durante esse período são tão importantes. É fundamental que os pais tenham consciência das etapas do desenvolvimento motor normal do primeiro ano de vida dos bebês, a fim de acompanhar, estimular e perceber previamente quaisquer alterações nas habilidades e nos reflexos primitivos. Todos os indivíduos sucedem fases ou períodos de desenvolvimento motor e todos ocorrem de formas e ritmos diferentes sempre levando em consideração a grande variedade entre desempenhos e estímulos ainda na primeira infância onde acontece a maturação neurológica e motora. O desenvolvimento motor ocorre através de etapas sequenciais contínuas, relacionadas com a idade cronológica. Durante o desenvolvimento, o indivíduo adquire habilidades motoras, que dependem da maturação cerebral, esta maturação depende de estímulos, sendo assim, o bebê que é privado de estímulos, pode ter alterações no desenvolvimento motor. Tendo em vista a temática em questão, é possível que durante a pandemia da COVID-19, o isolamento social das gestantes e do próprio bebê após o nascimento tenham alterado significativamente o desenvolvimento motor de crianças nascidas durante este período. Sendo assim o objetivo desse estudo é a elaboração de uma cartilha de informações e orientações sobre o desenvolvimento.  As orientações são elaboradas a partir de um conjunto de atividades com recursos humanos e ambientais que incentivam a criança a realizar movimentos funcionais, prevenindo alterações e atrasos no desenvolvimento. Após a realização de uma coleta de dados de um projeto de conclusão de curso com o tema “Análise do Desenvolvimento Motor de Crianças que Nasceram Durante a Pandemia”, que avaliou o desenvolvimento de 30 crianças nascidas durante esse período através da Escala de Alberta (AIMS) foi possível observar um número considerável de bebês com atraso nas fases do desenvolvimento. Sendo assim, a construção e distribuição de uma cartilha informativa sobre as fases e estimulação de crianças até 18 meses foi desenvolvida na disciplina de TCC-2 no 9º Período Noturno do Curso de Fisioterapia sob a orientação dos professores responsáveis pela disciplina durante os meses de janeiro até junho de 2022 através de encontros semanais de maneira presencial. A partir dos   encontros   e   das   orientações, foram   estabelecidos critérios norteadores   para   o desenvolvimento   do   material   informativo. Inicialmente   foram   realizadas pesquisas   em materiais de apoio (artigos científicos, documentos oficiais) que de maneira direta ou indireta envolvessem o público alvo. Logo após, foi realizada discussão a respeito dos dados recolhidos após análise e organização das informações inseridas na cartilha. A cartilha foi esboçada em 6 páginas, organizada em fases do desenvolvimento motor e concluída com o auxílio de um aplicativo gratuito chamado de Canvas, a fim de facilitar a consolidação da construção da cartilha. Espera-se que por meio da distribuição gratuita da cartilha com linguagens didáticas e acessíveis, possa colaborar para a diminuição da porcentagem de atraso motor de crianças, além de contribuir para estimulação precoce nos mesmos em suas devidas fases de desenvolvimento.

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Publicado

2022-07-26