PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Sara de Paula Albino Centro Universitário São Lucas
  • sabrina Arquimim Gomes Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Arthur Gerhard Montenegro Falcão Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Camila Soares Siqueira Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Claudicélia Réis Matos da Silva Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Hádassa Joshua da Silva Sicsú Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Larissa Alves Simões Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Carla Calegario Calegario Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Kellcyanne Cardoso Pinto Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Vitória Maria Pereira Mesquita Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Nathália Matos Rocha Centro Universitário São Lucas / Afya
  • Edilene Macedo Cordeiro Figueredo Centro Universitário São Lucas / Afya

Abstract

Sabe-se que a atividade complementar dentro do meio acadêmico e de suma importância, devido a isso são criadas ligas acadêmicas, onde cada uma delas tratam de um nicho especifico e atuam diretamente com a comunidade em que a instituição de ensino está inserida. Deste modo, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Aleitamento Materno (LAENFAM), criada em março de 2016 vem prestando serviços a sociedade e disseminando conhecimento técnico cientifico como forma de melhorar a formação dos futuros profissionais de saúde.Com a pandemia ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19), e as medidas restritivas impostas, observou-se uma intensificação do uso das redes sociais e a necessidade dos profissionais de saúde se reinventarem utilizando um novo meio de promover a saúde através das redes sociais. Ainda há muitas dúvidas relacionadas ao aleitamento materno, os impactos exercidos diretamente na saúde integral do binômio mãe e filho, seus benefícios e muitos tabus envolvendo o mesmo, em vista disso a educação em saúde se torna uma ferramenta fundamental para desenvolver a autonomia do indivíduo no processo mantenedor da sua própria saúde. Nesse sentido, as ações de promoção do aleitamento materno devem ser propagadas com o auxílio das tecnologias e redes sociais, em especial o Instagram. Nota-se que as publicações relacionadas à saúde, contribuem de forma educativa possibilitando que os usuários, que acompanham o perfil, alcancem as informações sobre a temática de forma prática e rápida, suprindo em partes a necessidade do conhecimento e esforços coletivos para a implementação de ações de promoção e proteção do aleitamento materno. Diante disso, as ações de promoção em saúde coletiva começam a se desenvolver nas redes sociais, em especial o Instagram, tornando-se uma ferramenta de informação gratuita, de alcance rápido e imediato aos usuários. Descrever a utilização do Instagram pela LAENFAM como fonte educativa de informações sobre aleitamento materno, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de comunicação a partir da busca de respostas sobre o manejo do aleitamento materno. O Instagram foi criado no ano de 2019 objetivando um maior alcance para os diferentes públicos presentes na mesma. Todo o material informativo disponível no feed e nos storys, presente na página do Instagram estão fundamentadas no Caderno de Atenção Básica N°23 do Ministério da Saúde, e seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, viabilizando assim um conteúdo com base científica de forma acessível aos usuários da rede. Por meio da conta @laenfam.ro, permitiu-se criar maior contato com o público através de posts e enquetes voltadas para a ampliação do conhecimento acerca do aleitamento materno, compreendendo o funcionamento dos bancos de leite humano, a importância da amamentação para o binômio mãe-bebê, a promoção da prática de doação de leite humano, divulgação de eventos da liga, como a Jornada Bases da Amamentação e eventos ligados ao tema como por exemplo a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, do Banco de Leite Humano (BLH) Santa Ágata. Ademais, auxiliando nas dúvidas levantadas através do direct, sobre como é a doação e como se tornar doadora de leite humano; questionamentos quanto a nutrição do lactente, dentre diversas outras, proporcionando orientação às nutrizes e, conforme necessidade, direcionando-as ao BLH Santa Ágata. Atualmente o perfil conta com 470 seguidores, contabilizando um total de 73 publicações. A partir da ferramenta métricas do Instagram, é possível acompanhar o desempenho da conta, e tendo uma visão geral dos insights dos últimos noventa dias 2.570 contas foram alcançadas, ou seja, um total de mais de 499%. Dentre o público alcançado, tem-se Porto Velho - RO como uma da principal cidade com 67,2% de alcance, e o Brasil está como o principal país com 98,2%, as principais faixas etárias alcançadas estão entre 25 a 34 anos, atingindo um total de 41,9%, seguido de 18 a 24 (34,7%), 35 a 44 (17,1%) e de 45 a 54 anos (4,3%), as mulheres são o principal gênero obtendo um alcance de 89,1% e homens com 10,8%. O uso das tecnologias, principalmente das redes sociais, demonstrou ser de grande efetividade para veicular informações relevantes e trouxe diversos benefícios para a comunidade, expandindo o tema inerente ao aleitamento materno, que possui uma grande relevância social e cultural, pois ainda é envolto em diversos mitos e dúvidas. A tecnologia tem contribuído cada vez mais para que os conteúdos alcancem o maior número de pessoas, sendo assim, exemplifica-se a importância da tecnologia como ferramenta de educação em saúde, possibilitando o acesso a informações pertinentes e de caráter científico, além de aproximar os profissionais de saúde das nutrizes, com o intuito de estimular as ações de incentivo ao aleitamento materno e fortalecer a rede de apoio das mulheres que amamentam.

PALAVRAS-CHAVE: aleitamento, redes sociais, leite humano

 

 

Published

2022-07-26