CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM USANDO A PLATAFORMA DO MICROSOFT POWERPOINT

Authors

  • Cleber Queiroz Leite Centro Universitário São Lucas – UNISL
  • Thaiane Paladino Cardoso dos Santos Universidade Iguaçu (UNIG) Nova Iguaçu-RJ
  • Brian França do Santos Universidade Iguaçu (UNIG) Nova Iguaçu-RJ

Abstract

O uso das tecnologias encontra-se atualmente em uma crescente evolução, e com isso acabam trazendo novas formas de envolver e motivar os indivíduos a estarem cada vez mais conectados. Dessa forma, a tecnologia possui um papel importante no compartilhar informações e no constituir comunidades variadas. Sendo assim, a mesma torna-se uma forte aliada nos processos de aprendizagem através da utilizando de ambientes virtuais. Partindo dessa premissa, a utilização de ambientes virtuais no ensino-aprendizado tem se tornado cada vez mais frequente no meio acadêmico. Diversas universidades, faculdades e instituições de ensino estão cada vez mais explorando as funcionalidades que esses ambientes virtuais oferecem. Assim, a proposta deste trabalho consiste em analisar o potencial das salas de ambiente virtuais no processo de educação médica, a partir da criação e do desenvolvimento de uma sala de ambiente virtual, voltada para o ensino-aprendizado através do uso da plataforma do Microsoft PowerPoint. Para a realização do processo de criação da sala de ambiente virtual, utilizou-se 4 etapas: A escolha da plataforma, configuração do ambiente virtual, produção e aplicações de ensino. O primeiro passo, foi escolher uma plataforma a qual todos os participantes pudessem ter acesso de forma acessível, sem muitas dificuldades para execução. Sendo assim, pensando na população em geral, a plataforma escolhida foi o Microsoft PowerPoint. Em seguida, para a execução do PowerPoint versão sala de ambiente virtual, utilizou se das ferramentas on-line que o Microsoft Outlook possui. Dessa forma, colocou-se o projeto em versão PowerPoint on-line, fazendo assim com que o mesmo pudesse ser acessado por qualquer pessoa que tivesse o link da sala. Facilitando assim, a acessibilidade para todos. A etapa de produção da sala de ambiente virtual, consumiu a maior parte do processo de elaboração, embora o Microsoft PowerPoint ofereça ferramentas de animações, efeitos, formas e transições, a mesma não possui algumas ferramentas específicas para a criação de sala de ambiente virtual. Assim, fez-se necessário elaborar espaços, figuras e ferramentas que servissem de forma educativa e auxiliassem no processo de ensino-aprendizado. Entre elas, criou-se: Personagens, tabuleiros, ícones, papel de parede contendo fundo de universidade, vídeos, podcast e os scripts utilizados para o referencial teórico. Já o tema abordado na sala de ambiente virtual, foi patologias associadas ao Helicobacter pylori. Após todas as etapas anteriores concluídas, veio a etapa de aplicação da sala de ambiente virtual, onde em um primeiro momento os participantes “acadêmicos”, responderam um formulário contendo perguntas associadas a temática para averiguar os conhecimentos prévios. Em seguida, usufruíram da sala de ambiente virtual pelo link que lhe foi passado via Whatsapp®. Contudo, após a navegação na sala de ambiente virtual, os participantes responderam novamente um formulário, cujo esse formulário era igual ao primeiro, para que em um momento oportuno, pudéssemos comparar o aproveitamento antes e depois de usufruir da sala de ambiente virtual.  A presente sala de ambiente virtual foi usufruída por um total de 116 participantes e com isso, podemos observar que a utilização de sala de ambiente virtual de ensino-aprendizagem, acaba contribuindo ao aluno uma vivência diferente da apresentada presencialmente, pois através da sala de ambiente virtual ele consegue assistir quantas vezes for preciso os vídeos, ler os textos de apoio, bem como os podcasts e utilizar de todas as ferramentas contida na mesma, quantas vezes acharem necessário para uma melhor sedimentação do conteúdo. Ademais, nota-se que a utilização de sala de ambiente virtual no que diz respeito ao ensino-aprendizado, constitui-se como uma excelente estratégia para o educador estimular os alunos no processo da construção do conhecimento.

Palavras-Chaves: Ambiente virtual, Helicobacter pylori, Ensino online, Tecnologia.

timular os alunos no processo da construção do conhecimento.

Published

2022-06-14