EDUCAÇÃO PERMANENTE EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

IMPACTO NO CONHECIMENTO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Leo Christyan Alves de Lima
  • Anitha de Cássia Ribeiro da Silva
  • Thais Sene Campos
  • Letícia Auxiliadora Fragoso da Silva
  • Arlindo Gonzaga Branco Júnior

Palavras-chave:

Pessoal de saúde. Educação continuada. Reanimação cardiopulmonar.

Resumo

O presente trabalho avaliou o processo de educação em saúde voltado para o nível de conhecimento dos profissionais da saúde acerca do processo de reanimação cardiopulmonar. Objetivo: analisar o impacto no conhecimento sobre a reanimação cardiopulmonar após realização de uma educação permanente. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativo, descritivo e de caráter transversal. A coleta dos dados foi a partir da aplicação de um questionário realizado previamente à capacitação e outro aplicado logo após a educação permanente teórico-prático estruturado pelos pesquisadores. Resultados: Os profissionais de saúde apresentaram conhecimento suficiente para lidar em situações de emergência, tal qual a parada cardiorrespiratória, porém requer constante atualização e conhecimento suficiente para diminuição da mortalidade entre esses casos. Diante disso, notamos que esses profissionais estão aptos para prestação de socorro em momentos necessários, no entanto é de fundamental importância a atualização do conhecimento com frequência para que não haja esquecimento ou aplicação da técnica errada, assim, haverá êxito na prestação de socorro e diminuição da mortalidade.

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

de Lima, L. C. A., da Silva, A. de C. R., Campos, T. S., da Silva, L. A. F., & Branco Júnior, A. G. (2021). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: IMPACTO NO CONHECIMENTO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Saber Científico (1982-792X), 9(1), 72–81. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1452

Edição

Seção

Artigos Originais