EDUCAÇÃO PERMANENTE EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
IMPACTO NO CONHECIMENTO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Palavras-chave:
Pessoal de saúde. Educação continuada. Reanimação cardiopulmonar.Resumo
O presente trabalho avaliou o processo de educação em saúde voltado para o nível de conhecimento dos profissionais da saúde acerca do processo de reanimação cardiopulmonar. Objetivo: analisar o impacto no conhecimento sobre a reanimação cardiopulmonar após realização de uma educação permanente. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativo, descritivo e de caráter transversal. A coleta dos dados foi a partir da aplicação de um questionário realizado previamente à capacitação e outro aplicado logo após a educação permanente teórico-prático estruturado pelos pesquisadores. Resultados: Os profissionais de saúde apresentaram conhecimento suficiente para lidar em situações de emergência, tal qual a parada cardiorrespiratória, porém requer constante atualização e conhecimento suficiente para diminuição da mortalidade entre esses casos. Diante disso, notamos que esses profissionais estão aptos para prestação de socorro em momentos necessários, no entanto é de fundamental importância a atualização do conhecimento com frequência para que não haja esquecimento ou aplicação da técnica errada, assim, haverá êxito na prestação de socorro e diminuição da mortalidade.