EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR

ANÁLISE POLÍTICOPEDAGÓGICA DE EXPERIMENTAÇÕES VIVENCIADAS POR ESTAGIÁRIOS

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida
  • Marília Nalon Pereira
  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo
  • Beatriz de Pedro Netto Mendonça
  • Letícia Ladeira Bonato
  • Nathália Vianelli Maurício
  • Julia Moreira Dutra
  • Larissa Queiroz Lacerda Pereira
  • Laryssa Costa Huguenin França
  • Lucas Silveira Dias
  • Maria Otávia Souza Lingordo

Palavras-chave:

Educação superior. Estágio Clínico. Capacitação profissional. Educação em saúde. Serviços de saúde escolar.

Resumo

Estágios supervisionados são abordagens extramuros fundamentais para o processo formativo dos futuros profissionais de saúde. Frente a importância destes cenários, que permitem aproximar o graduando aos seus futuros cenários práticos de atuação, o presente estudo não encontrou apenas sua justificativa, bem como alicerçou seu propósito: o de analisar, qualitativamente, o percurso político-pedagógico atrelado às experimentações do Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária (Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora) vivenciadas em um ambiente escolar. Didaticamente, o estágio foi estruturado em dois períodos, “Pré-intervenção” e “Intervenção”. Do primeiro, se desvendaram duas ações, a “Contextualização dos acadêmicos estagiários” e a “Estruturação, Ambientalização e Levantamento de necessidades do ambiente de trabalho”. Já o segundo foi guiado pelo instrumento “TPC” (Teorizar-PraticarCriticar), onde todas as ações programadas seguiram a lógica ativa do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas às realidades do cenário de prática (ambiente escolar). Das experimentações vivenciadas algumas inferências se destacaram: a efetividade do instrumento “TPC” no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de ações de educação em saúde; o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. Por fim, sob análise global, pode-se afirmar que cenários práticos são territórios inesgotáveis para a aplicação dos conceitos disseminados em sala de aula e para o alicerce da pesquisa, em suma, fundamentais para o processo formativo dos futuros cirurgiões-dentistas.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Almeida, L. E. de, Pereira, M. N., Carmo, V. C. F. T. do, Mendonça, B. de P. N., Bonato, L. L., Maurício, N. V., … Lingordo, M. O. S. (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: ANÁLISE POLÍTICOPEDAGÓGICA DE EXPERIMENTAÇÕES VIVENCIADAS POR ESTAGIÁRIOS. Saber Científico (1982-792X), 9(1), 13–24. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1401

Edição

Seção

Artigos Originais