ANÁLISE NUTRICIONAL DE LANCHEIRAS INFANTIS E SUA ASSOCIAÇÃO COM A OBESIDADE

Autores

  • Raissa Santos Martins
  • Juliana Masami Morimoto

Palavras-chave:

Obesidade. Comportamento Alimentar. Alimentação escolar

Resumo

Sabe-se que o comportamento alimentar humano começa a ser formado a partir da primeira infância e consequentemente perpetuado até a fase adulta. Sendo assim, a quantidade e qualidade nutricional dos alimentos desde os primeiros anos de vida se tornam fundamental para a formação de hábitos alimentares saudáveis. O crescente aumento da obesidade infantil pode ser explicado pelo aumento do consumo de produtos industrializados com altos índices de gordura saturada, sódio, além dos alimentos com valores energéticos altos associados à diminuição da prática de atividades físicas. Para tanto, o objetivo deste estudo relaciona-se à análise entre o tipo de alimento consumido durante o horário de intervalo da escola e o estado nutricional desses estudantes. Trata-se, portanto, de um estudo de caráter transversal realizado em uma escola da rede privada de ensino, sendo a amostra composta por crianças de ambos os sexos regularmente matriculadas nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e utilizado um formulário próprio para analisar os alimentos consumidos pelos escolares. A partir dos resultados obtidos, nota-se que 70% das crianças escolhem o que comerão, dentre essas, 21% foram classificadas com sobrepeso e 1% com obesidade. No horário de intervalo, 62% consumiam pães e bolos, apenas 5% cereais e 25% iogurtes e produtos lácteos, sendo que crianças categorizadas com sobrepeso não consumiram algum alimento deste grupo. Ademais, conclui-se que as inadequações nutricionais identificadas neste estudo sinalizaram a importância e a necessidade de intervenções educativas para a promoção de hábitos alimentares adequados e para a prevenção de futuros distúrbios metabólicos.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Martins, R. S., & Morimoto, J. M. (2021). ANÁLISE NUTRICIONAL DE LANCHEIRAS INFANTIS E SUA ASSOCIAÇÃO COM A OBESIDADE. Saber Científico (1982-792X), 9(1), 1–12. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1398

Edição

Seção

Artigos Originais