ORIENTADORES EDUCACIONAIS

DILEMAS SOBRE SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Arlete Cherobini Orth
  • Marister Grutzmann Buchmann

Palavras-chave:

Sexualidade. Orientação. Alunos

Resumo

Este estudo discorre sobre a importância dos orientadores educacionais e os dilemas vividos por estes profissionais na abordagem da sexualidade no ambiente escolar. Elegeram-se como objetivos desta pesquisa debater sobre a importância da Orientação Educacional quanto ao tratamento da sexualidade no ambiente escolar; reconhecer a importância da abordagem da educação sexual na construção do saber realizado de forma harmoniosa pelos alunos; verificar como o trabalho do professor pode ser realizado de maneira dinâmica quanto à questão da sexualidade; e conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos orientadores educacionais no trato da sexualidade com os aprendizes. Para atender a proposta do presente trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, sendo o relato apresentado de forma discursiva, utilizando-se pesquisa bibliográfica. Foram abordados os seguintes assuntos: infância e adolescência, educação sexual de crianças e adolescentes e dificuldades e desafios vivenciados pelos orientadores educacionais no trato da sexualidade junto aos alunos. A pesquisa bibliográfica foi realizada entre 28 de abril e 22 de outubro de 2018. Como principais resultados deste trabalho podem-se afirmar que: a sexualidade é inerente ao ser humano, por isso a necessidade de ser abordada no ambiente escolar; e geralmente professores e pedagogos têm dificuldades em trabalhar este assunto com os alunos. Conclui-se que os educadores, dentre eles os atuantes na área de Orientação Educacional, necessitam superar suas dificuldades quanto ao tratamento da sexualidade nas escolas mediante a construção de um perfil adequado, o que será de grande importância para o bom entendimento deste tema por parte dos educandos.

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

Orth, A. C., & Buchmann, M. G. (2021). ORIENTADORES EDUCACIONAIS: DILEMAS SOBRE SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Saber Científico (1982-792X), 8(2), 114–123. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1359

Edição

Seção

Artigos de Revisão