A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, OS PARADIGMAS FORMATIVOS E SUA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade
  • Francisca Juciene Campos Soares

Palavras-chave:

Formação. Perfil. Professor. Ensino Superior.

Resumo

A base para a construção da formação docente está associada a uma necessidade inicial e a busca contínua de uma identidade que visa fornecer os saberes necessários para a prática docente, lembrando que o ser professor integra as vivências do profissional, ou seja, é comum constatar que o professor tende a reproduzir de forma integra ou parcial o formato de como aprendeu ou busca referências em alguns professores que marcaram significativamente a sua formação. A busca pelo conhecimento tem sido o foco das instituições de nível superior desde sua criação, o diferencial hoje é o papel do professor que antes era visto como o retentor absoluto do conhecimento e hoje seu papel é de mediar e fomentar no aluno um espírito investigador. Partindo deste pressuposto o presente artigo tem como finalidade analisar a formação do professor no ensino superior, os paradigmas formativos e sua prática docente, visando reconhecer como se dá este processo e qual o seu propósito. Será usado o método dedutivo baseado em uma revisão literária, através de pesquisa em livros e artigos científicos dos principais autores sendo estes: Freire, Nóvoa, Pimenta, Anastasiou e Becker.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

de Andrade, R. A. O., & Soares, F. J. C. (2021). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, OS PARADIGMAS FORMATIVOS E SUA PRÁTICA DOCENTE. Saber Científico (1982-792X), 5(2), 84–89. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1212

Edição

Seção

Artigos de Revisão