EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORAS BOLIVIANAS NA FRONTEIRA DO VALE DO GUAPORÉ

Autores

  • Kary Jean Falcão
  • Yenny Leaños Claros

Palavras-chave:

Professoras Bolivianas. Educação. Cultura. Diversidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever sobre atuação de professoras bolivianas e as suas contribuições para a Educação Escolar em Rondônia na medida em que os povos bolivianos possuem uma grande representatividade no Estado. A pesquisa foi realizada em dois momentos muito importante sendo uma etapa desenvolvida entre professoras bolivianas que atuam com o Ensino Fundamental em escolas públicas de Santa Cruz de La Sierra, Buena Vista e Guayaramerim - Bolívia e outra etapa com professoras bolivianas que atuam em escolas brasileiras em Porto Velho e Guajará Mirim - RO. O artigo apresenta as expectativas das professoras bolivianas em relação a sua atuação docente e como são superadas as dificuldades interculturais, bem como se a proposta curricular contempla a valorização da diversidade cultural e heterogenia linguística, analisando assim a necessidade de uma abordagem curricular multicultural dentro das escolas.

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Publicado

2021-05-12

Como Citar

Falcão, K. J., & Claros, Y. L. (2021). EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORAS BOLIVIANAS NA FRONTEIRA DO VALE DO GUAPORÉ. Saber Científico (1982-792X), 5(2), 30–47. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1206

Edição

Seção

Artigos Originais