EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE
CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORAS BOLIVIANAS NA FRONTEIRA DO VALE DO GUAPORÉ
Palavras-chave:
Professoras Bolivianas. Educação. Cultura. DiversidadeResumo
Este artigo tem como objetivo descrever sobre atuação de professoras bolivianas e as suas contribuições para a Educação Escolar em Rondônia na medida em que os povos bolivianos possuem uma grande representatividade no Estado. A pesquisa foi realizada em dois momentos muito importante sendo uma etapa desenvolvida entre professoras bolivianas que atuam com o Ensino Fundamental em escolas públicas de Santa Cruz de La Sierra, Buena Vista e Guayaramerim - Bolívia e outra etapa com professoras bolivianas que atuam em escolas brasileiras em Porto Velho e Guajará Mirim - RO. O artigo apresenta as expectativas das professoras bolivianas em relação a sua atuação docente e como são superadas as dificuldades interculturais, bem como se a proposta curricular contempla a valorização da diversidade cultural e heterogenia linguística, analisando assim a necessidade de uma abordagem curricular multicultural dentro das escolas.