AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 7 A 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO – RONDÔNIA

Autores

  • Anaíta Gomes Andrade Pedersoli
  • Luna Mares Lopes de Oliveira
  • Ivonilce Venturi
  • Larissa Mateus Pessetti Azzi Santos

Palavras-chave:

Transição nutricional. Estado nutricional. Crianças.

Resumo

O Brasil tem sofrido uma transição nutricional, caracterizado pela diminuição nos casos de desnutrição e aumento nos casos de sobrepeso e obesidade em crianças, tornando o excesso de peso um problema de saúde pública. Em função do baixo quantitativo de estudos com escolares viu-se a necessidade de realizar este trabalho, cujo objetivo foi avaliar o estado nutricional de escolares com idade entre 7 a 10 anos no município de Porto Velho em Rondônia. Trata-se de uma pesquisa-ação em corte transversal, as variáveis utilizadas foram peso e estatura e o diagnóstico nutricional foi estabelecido pelo Índice de Massa Corpórea (IMC). Do total das 116 escolas de Ensino fundamental e médio, foram selecionadas aleatoriamente 43 escolas para a execução do Projeto Escolas Promotoras de Saúde e para este estudo foram selecionadas as escolas que tinham alunos com idade entre 7 a 10 anos, sendo uma filantrópica, 11 públicas e 20 particulares, totalizando 32 escolas. A amostra foi composta por 2.897 crianças. Foi adotado um intervalo de confiança de 95% e um erro de 5%. Os testes estatísticos usados foram: análise descritiva, ANOVA e TUKEY. Conclui-se que as crianças de escolas particulares apresentam maior prevalência de sobrepeso e obesidade, sendo que a prevalência de sobrepeso foi maior nas meninas e obesidade foi maior nos meninos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Pedersoli, A. G. A., de Oliveira, L. M. L., Venturi, I., & Santos, L. M. P. A. (2021). AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 7 A 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO – RONDÔNIA. Saber Científico (1982-792X), 4(1), 19–27. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1183

Edição

Seção

Artigos Originais