ÓTICA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM FRENTE AO CONTATO COM O PACIENTE HOSPITALAR

DISCUTINDO A QUALIDADE DO ESTÁGIO E PARTICIPAÇÃO DO PRECEPTOR

Autores

  • Claudia Veronica Mendoza Dueñas
  • Jacqueline Cristina de Paula Brito
  • Flavia Janaina da Cruz Veneno

Palavras-chave:

Aprendizado. Estágio. Sentimentos. Enfermagem.

Resumo

As experiências vividas pelos acadêmicos em seu primeiro estágio em um ambiente hospitalar, geram sentimentos e visões diferenciadas, podendo ou não interferir na qualidade do atendimento ao paciente. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção do discente do curso de graduação em enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior, sobre a interação estudante-paciente na sua fase inicial de aprendizado prático. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e abordagem qualitativa, no qual participaram 45 estudantes de enfermagem do 4º Período Integral e 5º Período Noturno que iniciaram o campo prático. A pesquisa foi realizada por questionário contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. Participaram da pesquisa 45 alunos regularmente matriculados do 4º Período Integral e 5º Período Noturno com faixa etária de 18 e 35 anos e que já haviam realizado pelo menos um estágio clínico, onde 84% dos acadêmicos não possuíam nenhuma base acadêmica voltada à área da saúde. Ao assinalar as primeiras sensações dos acadêmicos no estágio, foram relatados sentimentos como medo, ansiedade, nervosismo, curiosidade, gratificação, bem-estar relacionados ao cuidado prestado ao paciente no ambiente hospitalar. Ao finalizar esta pesquisa se observou que o assunto deste estudo voltado para o aluno de enfermagem é o ponto de inicio para o desenvolvimento de pesquisas que ajudem a preencher as lacunas entre o aprendizado e o acadêmico no campo prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Dueñas, C. V. M., Brito, J. C. de P., & Veneno, F. J. da C. (2021). ÓTICA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM FRENTE AO CONTATO COM O PACIENTE HOSPITALAR: DISCUTINDO A QUALIDADE DO ESTÁGIO E PARTICIPAÇÃO DO PRECEPTOR. Saber Científico (1982-792X), 4(2), 55–64. Recuperado de https://periodicos.saolucas.edu.br/resc/article/view/1177

Edição

Seção

Artigos Originais