Empreendedorismo em Enfermagem
Incubadora de Aprendizagem como Estratégia para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em Enfermagem
Resumo
O setor da saúde, incluindo a enfermagem, está em constante evolução, exigindo profissionais altamente qualificados e atualizados. Nesse contexto, a integração do empreendedorismo em enfermagem torna-se essencial para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e sustentáveis. A crescente demanda por ambientes virtuais de aprendizagem em enfermagem ressalta a necessidade de investimento em ferramentas que promovam a educação continuada e o aprimoramento educacional para a finalidade profissional. A dinâmica contínua do setor de saúde, especialmente na enfermagem, demanda uma abordagem empreendedora para acompanhar as mudanças e aprimorar a formação. O empreendedorismo em enfermagem tem se destacado como uma abordagem inovadora para o desenvolvimento profissional na área da saúde com estratégias promissoras para potencializar a interdisciplinaridade, favorecendo a formação holística e preparando os futuros profissionais para um ambiente de trabalho multifacetado. Diante das rápidas mudanças tecnológicas e das demandas crescentes por práticas de cuidado mais eficientes, surge a necessidade de explorar estratégias que promovam uma formação que integrem diversas áreas da matriz curricular, visando a formação integral dos estudantes de enfermagem. A justificativa para este estudo reside na criação um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) específico para a enfermagem, que integre conhecimentos singulares ao currículo acadêmico. A incubadora de aprendizagem surge como uma abordagem promissora para esse fim, fornecendo um espaço propício para o desenvolvimento de habilidades, preparando os futuros profissionais para enfrentar os desafios do campo de forma inovadora. A abordagem desse estudo está centrada na urgência de incorporar práticas reais na área da enfermagem, visando não apenas a formação de profissionais mais competitivos, mas também o fortalecimento da capacidade de adaptação e inovação no cenário educacional contemporâneo em saúde. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e avaliar uma Incubadora de Aprendizagem como estratégia empreendedora para a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em Enfermagem (AVAE) que contemple todas as áreas do currículo acadêmico. Busca-se, especificamente, integrar elementos importantes no processo de formação acadêmica, capacitando os estudantes de enfermagem a se tornarem profissionais mais proativos e inovadores. Além disso, pretende-se analisar como a incubadora de aprendizagem influencia o desenvolvimento de competências empreendedoras e o desempenho profissional dos participantes. Para atingir esse objetivo, propomos: a) criar uma startup para a apresentação executiva da cronologia de desenvolvimento do produto digital aos profissionais participantes; b) projetar e implementar a Incubadora de Aprendizagem; c) desenvolver o Ambiente Virtual de Aprendizagem; d) avaliar a eficácia e a aceitação da Incubadora e do Ambiente Virtual por meio de indicadores de desempenho e feedback dos usuários. A pesquisa se conduz em três fases: Fase 1: Levantamento de Necessidades: Realizar uma revisão da literatura e aplicar questionários para identificar as lacunas na formação e atualização dos profissionais de enfermagem. Isso orientará o design da Incubadora de Aprendizagem e do Ambiente Virtual. Fase 2: Desenvolver a Incubadora e o Ambiente Virtual: Com base nas informações coletadas na fase anterior, projetaremos e implementaremos a Incubadora de Aprendizagem, um espaço que proporcionará treinamentos, mentorias e recursos educacionais personalizados. Simultaneamente, desenvolveremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem, integrando tecnologias educacionais avançadas e práticas pedagógicas inovadoras. Fase 3: Avaliação da Eficiência e Aceitação: Utilizaremos indicadores de desempenho, como taxas de participação, conclusão e satisfação dos usuários, para avaliar a eficácia da Incubadora e do Ambiente Virtual. Além disso, aplicaremos pesquisas de opinião para coletar feedback qualitativo e identificar possíveis melhorias. Este estudo visa contribuir para a formação mais abrangente e integrada dos profissionais de enfermagem, ao projetar uma estratégia que englobe todas as áreas da matriz curricular. A implementação da incubadora de aprendizagem poderá indicar uma abordagem eficaz para promover a interdisciplinaridade e preparar os estudantes para os desafios complexos da prática profissional. Caso os resultados confirmem a eficácia da abordagem proposta, a inclusão de incubadoras de aprendizagem e AVAE integrativo pode ser recomendada como uma prática pedagógica inovadora em cursos de enfermagem, potencializando a formação de profissionais mais versáteis e capacitados para enfrentar a diversidade de situações encontradas na realidade profissional. Os resultados esperados incluem a identificação de lacunas na formação dos profissionais de enfermagem, o desenvolvimento e implementação bem-sucedidos da Incubadora de Aprendizagem e do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como a avaliação positiva por parte dos usuários. Espera-se que os profissionais participantes demonstrem um aumento significativo no conhecimento e nas habilidades após a utilização dessas ferramentas. Além disso, antecipamos que a Incubadora de Aprendizagem possa servir como um modelo replicável em outros contextos educacionais em saúde. A inserção do empreendedorismo no campo da enfermagem é crucial para melhorar a formação de profissionais e entrega-los mais preparados e inovadores ao mercado de trabalho. Este estudo propõe uma abordagem empreendedora por meio da criação de uma Incubadora de Aprendizagem e de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, visando atender às demandas crescentes por educação continuada. Ao identificar as necessidades dos profissionais de enfermagem e desenvolver soluções personalizadas, espera-se que esta pesquisa contribua significativamente para o avanço do empreendedorismo em enfermagem e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde oferecidos. Os resultados obtidos fornecerão insights valiosos para a implementação de estratégias semelhantes em outras áreas da saúde e em diferentes contextos educacionais.
Palavras-Chaves: Pesquisa em Educação de Enfermagem, Incubadora de Aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação em Enfermagem, Desenvolvimento Profissional.