APLICATIVO INFORMATIVO PARA SMARTPHONE SOBRE AS MEDICAÇÕES PSICOTRÓPICAS UTILIZADAS EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS).
Resumo
APLICATIVO INFORMATIVO PARA SMARTPHONE SOBRE AS MEDICAÇÕES PSICOTRÓPICAS UTILIZADAS EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS).
Vinicius Ferreira da SILVA¹; Chrysmiller LEITE¹; Leandro DUARTE¹;Higor NUNES¹; Fabiana PRADO¹;Hévila dos SANTOS¹;Pamela CURCI¹;Maely BATISTA¹.
- Centro Universitário São Lucas, Porto Velho, Rondônia, Brasil.
*Autor correspondente:vinisony45@gmail.com
O consumo de medicamentos psicotrópicos nos últimos tempos vem aumentando de uma forma superlativa, uma vez que são essenciais para o tratamento de diversas patologias, entre as quais os transtornos mentais, onde são usados, principalmente, essa classe farmacológica. Atualmente, a intensidade da carga de trabalho tem sobrecarregado o psicológico da população o que os levam a vivenciar situações cada vez mais estressantes e difíceis, forçando-os a adotar um tratamento medicamentoso com o uso das substâncias psicoativas. Muitas vezes falamos do paciente apenas com relação aos casos que afetam sua saúde mental e esquecemos dos profissionais que trabalham de frente com esses quadros clínicos. Visto isso foi pensado em sala de aula uma criação de um aplicativo para smartphone totalmente gratuito e acessível contendo informações sobre a classe medicamentosa para os funcionários que trabalham em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e para o público em geral que tenha interesse. Os CAPS apresentam uma proposta de atenção à saúde mental que tem como intuito promover a saúde dentro de uma perspectiva de cuidados que envolvem a dimensão biopsicossocial do usuário de maneira individualizada e compartilhada com a equipe multidisciplinar. O objetivo do aplicativo é proporcionar as informações adequadas para este público alvo, não somente as definições e sim também outras vertentes, como os cuidados que devem ser tomados durante a farmacoterapia medicamentosa pré e pós consultas. A construção desse aplicativo aconteceu durante os meses de março e abril de 2022 através de encontros semanais presenciais. Para o desenvolvimento do aplicativo foi necessário a divisão do processo em três etapas. A primeira etapa foi correspondente ao levantamento bibliográfico referente a temática debatida em manuais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e reconhecimento da criação de um aplicativo 100% gratuito tendo em vista que os existentes são pagos. Na segunda etapa foi feita uma visita ao CAPS Madeira Mamoré que fica localizado no município de Porto Velho/RO onde vimos que alguns profissionais necessitam desse suporte tecnológico, já que passam muita parte do tempo interagindo com a tecnologia e com os seus pacientes. A terceira e última parte foi a construção desse aplicativo na plataforma fábrica de aplicativos, o grupo utilizou as ferramentas do OfficeⓇ , como Powerpoint e Word, para fazer o esboço didático do aplicativo e, em seguida, deu-se continuidade com o CanvaⓇ para criar o design e logo do aplicativo, sempre de uma forma dinamizada utilizando como referências livros renomados de farmacologia e toxicologia. A idealização e criação do aplicativo surgiu depois de uma grande reflexão sobre a importância de existir algo inovador e tecnológico, a disponibilização desse aplicativo gratuito será significamente positiva pelo fato de trazer resultados positivos para a saúde pública como prevenção e promoção da saúde mental.
Palavras- chaves: Psicotrópicos; Informações;Terapia farmacológica; Medicamentos.