O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências e datas de acessos foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos (exceto citações com mais de três linhas e notas de rodapés); as ilustrações (figuras, tabelas, quadros,...) estão inseridas no texto de forma centralizada e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

São adotadas, neste periódico, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O artigo deve ser escrito considerando um mínimo de 5 (cinco) páginas e o maximo de 20 (vinte) páginas, digitados em papel A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm), com margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, paginados, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha, fonte Time News Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas é simples em todo o artigo. O texto do manuscrito deve ser apresentado em duas colunas (exceto: Resumo, palavras-chave, abstract, keywords e referências), quanto as tabelas, figuras, quadros, etc, devem ficar centralizados ao corpo do manuscrito (utilizando o formato uma coluna) próximo ao texto que o apresenta.

A ordem dos tópicos do artigo deve ser a seguinte:

Título e subtítulo do trabalho: deve estar figurado no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 12 (doze) e negrito. O Título em língua inglesa deve ser apresentado no final do trabalho antes das referências bibliográficas juntamente do Abstract e Keywords. Após o título, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12 (doze);

Autoria: Abaixo do título, deverá estar o nome do(s) autor(es), centralizado, negrito, fonte tamanho 12 (doze), na mesma linha separados por ponto e virgula (;) e o último sobrenome do Autor deve aparecer em Caixa Alta (Maiúsculas). Logo abaixo dos nomes dos autores a afiliação dos mesmos, a formação e titulação, com o nome do curso/departamento/instituição ao qual pertence(m), bem como os respectivos e-mails, com seus respectivos números de apresentação. Em nota de rodapé (fonte 8), deve figurar a identificação do autor correspondente com o Símbolo do asteriscos (*) ao qual será o responsável pelo recebimento dos emails e qualquer informação relacionada ao trabalho, a formação e titulação, com o nome do curso/departamento/instituição ao qual pertence(m), bem como os respectivos e-mails;

Resumo: Após os nomes dos autores, deve-se escrever a palavra RESUMO em fonte tamanho 10 (dez), negrito, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Deve-se ainda iniciar seu conteúdo logo em seguida da palavra RESUMO:, que deve estar em um único parágrafo de no máximo 15 (quinze) linhas ou de 100 a 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 10 (dez) para o texto, sem citação de autoria;

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo PALAVRAS-CHAVE em fonte tamanho 10 (dez), negrito, alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática, separada por ponto, com a primeira letra maiúsculo e o restante em minúsculo.

Abstract: Em Inglês, com formatação igual à do Resumo, que só aparecerá somente no final do trabalho antes das Referências Bibliográficas.

Keywords: Em Inglês, com formatação igual à das Palavras-chave, que só aparecerá somente no final do trabalho, junto com o abstract e o título em língua inglesa antes das Referências Bibliográficas.

Texto principal deve ser subdividido, em: Introdução, Desenvolvimento (material e método, resultados, discussão e etc), Conclusão e Referências . O título de cada seção deve ser apresentado em letras maiúsculas, negrito, fonte 12. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12 (doze). O espaçamento entre as linhas deve ser simples. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud. Exemplos: workaholic, gestalt, copenhagener zimtzöts.

Citações Diretas: As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10 (dez), com recuo de 2 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm). As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520, 2002).

Citações Indiretas: Citações indiretas (ou livres) são a reprodução de algumas idéias, sem que haja transcrição literal das palavras do autor consultado. Apesar de ser livre, deve ser fiel ao sentido do texto original. Não necessita de aspas, não é necessário colocar o número da página onde o texto foi escrito somente o nome do autor (es) e ano.

Ilustrações: De acordo com a NBR 6822, chamam-se de ilustrações as figuras, gráficos, fotos, quadros e tabelas, limitando-se cinco (5) ilustrações por trabalho. Que podem eventualmente fazer parte de um trabalho, podendo ser apresentadas no texto ou em anexos. Todas as ilustrações devem ser numeradas em seqüência, por tipo. Precisam ainda receber título e quando forem elaboradas com dados obtidos de outros documentos ou reproduzidas de outra obra, obrigatoriamente devem conter a citação da fonte quando as mesmas não forem geradas pelo(s) autor (es) no referido artigo. As ilustrações devem ser formatadas em extensão *.TIF, *.RAW, *.JPEG em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi, dimensões máximas em 300x300 px, tamanho máximo das ilustrações de 500 Kb. As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apóiam a expressão de idéias do texto. Por isso devem ser citadas oportunamente no texto, pelo seu número ou título, e inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem, preferencialmente logo após a sua citação e devem ficar centralizados ao trabalho usando o formato de uma coluna. Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 10 (dez).

Referências: As referências bibliográficas devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome e ano de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).



PARA AUXILIAR NA FORMATAÇÃO DO SEU TRABALHO, FAÇA O DOWNLOAD DO MODELO DE ARTIGO ADOTADO PELA REVISTA:

Clique aqui para fazer o Download