CARTILHA EDUCATIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA

  • Luis Gustavo SILVA São Lucas
  • Victor Nascimento Amaral São Lucas
  • Helen Cristina Santos São Lucas

Resumo

A educação deve ser entendida como a primeira etapa da aprendizagem, a escola por sua vez possui como caráterformador, aprimorar valores e atitudes ao longo da formação escolar nos alunos, ofertando assim, o sentido da observação, ocasionando curiosidade intelectual das crianças e dos adolescentes. A linguagem é o processo pelo qual os seres humanos se comunicam, seja verbal ou gestual, sendo a conversão da fala em símboloslinguísticos e em símbolos escritos indicando o princípio das palavras. Na criança este processo se inicia desde seu nascimento, mas somente é aprimorado quando esta entra no processo de formação escolar. Pensando na grande dificuldade da aprendizagem das crianças e adolescentes, com intuito de auxiliar os professores e facilitar a compreensão dos indivíduos envolvidos, o grupo em uma de suas reflexões e discursões acharam pertinente à construção e disponibilização gratuita de três cartilha educativa abrangendo o público do ensino infantil, fundamental e médio a respeito da linguagem oral e escritana infância e adolescência tituladas (1)“Brincando com as letras” (2) “Procurando as palavras” (3) “ Jogo dos porquês”. Trata-se de um relato de experiência de intervenção na educação, por meio da construção de cartilhas no período de abril até junho de 2021 desenvolvida na Disciplina de Projeto Integrador (PI) no 6º período noturno de psicologia direcionado pela professora da disciplina com intuito de levar o aprendizado a respeito da linguagem oral e escrita na infância e adolescência, bem comoauxiliar os professores no ensinamento das crianças e adolescentes no dia a dia. A construção da cartilha e do seu conteúdo se deu a partir de pesquisas sistematizadas, análise e fichamentos de materiais bibliográficos (artigos e livros) encontrados nas bases de dados da Scielo. Essas cartilhas serão disponibilizadas através de acesso on-line gratuito, podendo estes serem baixados ou ainda mais, impressos para melhor acessodas crianças e professores, contendo uma linguagem clara, objetiva e adequada para a idade, além de promover o aprendizadoauxiliando nas dificuldades de crianças e adolescentes. As cartilhas foram organizadas e divididas em 2 sessõestendo o total de 8 páginas,entretanto, as 2 sessões serão organizadas da seguinte forma: (1) Dados pessoais das crianças e apresentação da cartilha, (2) Jogos dinâmicos para a fixação de conteúdo. Com isso, o grupo conseguiu construir um “esboço” inicial no Powerpoint e posteriormente concluído a cartilha no aplicativo Canvade acordo com a proposta do material, contendo imagens e esquemas bastante didático e atrativo ao público-alvo. A criação e disponibilização de forma impressa e por meio de download ou visualizaçãoonline da cartilha, possibilitará que as crianças e seus professores identifiquem as dificuldades encontradas em meio a educação. A cartilha poderá ser utilizada no ambiente familiar, ambiente escolar, em grupos de crianças e adolescentes, e até mesmo pelos profissionais da área psicológica e psicopedagógica,em especial nas avaliações educacionais. Porém para construção da arte do material para ser impresso, é preciso investimento pessoal por meio de gráficaspara a consolidação do “esboço” construído pelos envolvidospara ser disponibilizada para uma alta parcela de crianças e professores no Município de Porto Velho/RO. A construção do produto apresentado é um sonho idealizado por todos, tal investimento trará um resultado significativo e colaborativo na educação, principalmente na vida das crianças e adolescentes a aprendizagem no seu dia a dia.


 


PALAVRAS-CHAVES: Criança; Adolescente; Cartilha; Educação.

Publicado
2021-09-20