DESENGAJAMENTO MORAL NA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER AMAZÔNIDA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

  • Herbert William Ramos Centro Universitário São Lucas - UNISL/Afya
  • Querla Mota dos Santos Acadêmica do 8º período do curso de Psicologia do Centro Universitário São Lucas/Afya/Porto Velho/RO
  • Jairo Maia França Centro Universitário São Lucas/Afya/Porto Velho/RO (UniSL/Afya)

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal investigar a ocorrência do fenômeno do desengajamento moral nos discursos de pessoas que tenham praticado algum tipo de violência física contra a mulher na região Norte do Brasil. Por meio de levantamento bibliográfico de estudos voltados para a violência contra a mulher no contexto amazônida, produzidos nos últimos cinco anos, cujo foco de análise se encaixasse em seis descritores, a saber: violência doméstica; violência de gênero; violência contra a mulher; análise do discurso do agressor; autor de violência; e desengajamento moral. Os resultados encontrados apontaram a ocorrência do desengajamento moral, por meio da utilização dos mecanismos de justificativa moral, linguagem eufemística, comparação vantajosa, deslocamento da responsabilidade, desprezo ou desconsideração das consequências e desumanização, não sendo encontradas evidências da utilização do mecanismo de difusão da responsabilidade. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o fomento dos debates sobre o tema e para a realização de novos estudos, em especial com foco no público atendido pelo Projeto Abraço, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, garantindo um olhar e um fazer psicológico mais atencioso para a população deste Estado.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Orientador. Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Psicólogo formado pela Universidade Luterana do Brasil – Campus Porto Velho/RO; Docente do componente curricular Psicologia Social, ofertado no 7º período do curso de Psicologia do Centro Universitário São Lucas/Afya/Porto Velho/RO (UniSL/Afya) no ano de 2022.

Publicado
2022-11-21