Dossiê Amazônia e Desenvolvimento Pós-Pandemia
Consideramos que o termo pós-pandemia ainda se encontra numa esfera discursiva apesar de já ser utilizado por agentes políticos, midiáticos e até mesmo pela comunidade científica, assim sendo, pensar desenvolvimento e a região amazônica pós-pandemia significa enfrentar uma região que ainda enfrentará processos que persistem historicamente na mesma ao passo que a pandemia da covid-19 evidenciou a situação precária de várias relações Estado-população que a região vem enfrentando. A fome, a falta de médicos e respiradores per capita, a estrutura energética, políticas públicas para a população vulnerabilizada, os processos educacionais são alguns dos elementos que exemplificam a situação periférica em que a Amazônia se encontra, ao passo que é apontada por agentes públicos como espaço de exploração predatória, o que tem historicamente agravado o cenário descrito. Assim, considera-se importante pensar desenvolvimento para esta região em suas peculiaridades e relações com outras escalas, assim como suas populações que nela residem e lutam por suas culturas.
Neste dossiê serão aceitos artigos que versem sobre desenvolvimento, crescimento econômico, infraestrutura, populações vulnerabilizadas, políticas públicas, ações não governamentais, gestão de projetos, diversidade e proteção ambiental e aspectos jurídicos para a Amazônia no período pandêmico.
A revista Diálogos continuará publicando originais dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e Engenharias de forma contínua em suas edições semestrais.
Organizador do Dossiê:
Prof. Dr. Rafael Ademir Oliveira de Andrade
Sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - UNIR